A falta de água potável no município de Santa Maria de Jetibá (onde nasce o Rio Santa Maria, que abastece a Grande Vitória) por conta do racionamento imposto pela Cesan, foi tema de cobrança do deputado estadual Sergio Majeski (PSB) na sessão desta segunda-feira (11).
O parlamentar destacou que a empresa necessita construir uma forma de captação do próprio Rio Santa Maria, pois o Rio São Sebastião, de onde é retirada a água para o município, está com volume muito reduzido.
De acordo com Majeski, o Santa Maria é um grande produtor de água, “provavelmente, o maior reservatório de água doce do estado, e falta água em Santa Maria de Jetibá, e em Vitória, não. Não é possível que o Rio Santa Maria sirva água à Grande Vitória e falte água em Santa Maria de Jetibá”, reiterou.
O deputado disse que vem prevenindo, desde o governo passado, sobre a falta de água, falando na tribuna e enviando indicações ao Executivo. Em São Roque do Canaã a água vem sendo fornecida por carro pipa, informou, e isso poderá acontecer também em Santa Maria de Jetibá, segundo o socialista. Majeski afirmou ainda que o governo Paulo Hartung (2015-2018) retirou quase R$ 60 milhões do Fundágua e que o governo Renato Casagrande (2019-2022) sinalizou com a retirada de outros R$ 40 milhões do mesmo fundo.
Acesse o link e confira as indicações do deputado Majeski propondo ações de enfrentamento a seca no município de Santa Maria de Jetibá.
Kommentare