O deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) quer um representante da Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Criad). O Projeto de Lei 41/2018, que versa sobre esse assunto já tramita na Assembleia Legislativa.
Atualmente, o conselho já conta com a representatividade de 11 membros de órgãos e poderes, como Executivo e Judiciário, mas o Legislativo não possui nenhum representante.
“Tem que ter um membro da Assembleia Legislativa, porque essa é a principal Casa de representatividade da população. Até porque hoje temos um grave problema de menores envolvidos em violência”, justifica Majeski.
Para ele, a inclusão de um parlamentar ao Criad seria fundamental para fomentar, na Assembleia, o debate sobre a situação das crianças e adolescentes.
“O Espírito Santo é o segundo que mais mata menores de 12 a 19 anos. Mais do que nunca, conselhos como esse e as instituições precisam ser mais ativos para buscar a resolução desse grave problema que é o aumento considerável de crianças e adolescentes envolvidos na criminalidade, assassinatos, tráfico de drogas e o consequente aumento das internações nos Iases”, afirmou o deputado.
O Criad é um órgão normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de promoção, defesa e atendimento à infância e adolescência.
Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes