A notícia de que o Governo do Estado fechará o ensino médio em três escolas estaduais em Afonso Cláudio está causando preocupação em pais e professores que atuam nas unidades. O processo se dará como forma de forçar os alunos a se matricularem na unidade que abriga o Escola Viva, projeto que oferece ensino em tempo integral. Nesta quinta-feira (09), o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) foi recebido por mais de 150 componentes dessas comunidades escolares para debater o assunto.
As escolas que terão as atividades de ensino médio encerradas são Maria de Abreu Alvim, José Giestas, José Roberto Christo e José Cupertino, localizadas em Fazenda Guandu, Vila Pontões, Piracema e na sede do município, respectivamente.
Confira fotos das escolas e das reuniões
Reclamações
Os participantes da reunião com o parlamentar afirmaram não serem contra o ensino em tempo integral, em si, mas ao fato de que, com essa situação, não terão mais o direito de escolher aonde seus filhos irão estudar. Com isso, surge a preocupação de que os adolescentes abandonem a escola por falta de uma opção mais próxima de suas residências.
Um dos problemas relatados é, justamente, a distância entre essas localidades e a sede do município. Além disso, muitos deles precisam ajudar em casa, atuando como jovem aprendiz e, portanto, não podem estudar em tempo integral.
Ação no MP
Durante a reunião, ficou decidido pelos pais o ingresso, no Ministério Público da cidade e do Estado, de uma ação para garantir o direito constitucional das crianças e adolescentes em ter uma escola que se adeque a condição dos alunos e a não obrigação de estudar em tempo integral.
Assessoria de Imprensa
Fiorella Gomes