O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago, foi o convidado desta terça-feira (29) da Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado estadual Sergio Majeski. Na sessão ordinária do colegiado, ele apresentou o aplicativo "ES na Palma da Mão", integrante do Programa de Governo Digital.
Colnago destacou as facilidades que o aplicativo dispõe para o cidadão, permitindo o acesso rápido, sem burocracia a informações produzidas pelo governo. “O ES na Palma da Mão foi pensado para internet como um todo, além dos dispositivos móveis, geladeiras”, explicou.
O deputado Sergio Majeski questionou se há relação entre a facilidade de acesso a informações e a capacidade de resposta e atendimento ao cidadão. "Hoje a gente vê uma infinidade de projetos que, teoricamente, melhoraram a vida dos cidadãos em termos de informatização, mas que a não se criou uma capacidade de resposta no mesmo patamar. Gostaria de saber se vocês tem essa preocupação com a capacidade de resposta?", questionou o parlamentar.
Colnago respondeu que tem procurado dar atenção para o sistema e processos, sem esquecer que na outra ponta está o cidadão que procura utilizar os serviços públicos.
Download
O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. Com ele, o cidadão tem acesso a informações sobre andamento de processos, histórico de multas, horário e itinerário de ônibus entre outras possibilidades.
Acessos
O diretor-presidente do Prodest revelou que o aplicativo já conta com 400 mil usuários cadastrados. Nessa plataforma foram utilizados programas livres e de códigos abertos, o que permite o usuário colaborar no desenvolvimento do aplicativo. Colnago acrescentou que a estratégia adotada permitiu a economia de recursos do orçamento do governo, pois todo o trabalho foi desenvolvido por profissionais do instituto, sem necessidade de contratação de serviços externos.
Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes