top of page

Data simboliza luta por direitos das pessoas com deficiência



Instituído pela Lei nº 11.133, de 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado sempre em 21 de setembro. A data serve para simbolizar o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena da sociedade.

A criação de um dia específico foi proposta no início da década de 1980 pelo paraibano Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 46 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência e a data contribui para divulgar e incentivar a luta dessa fatia expressiva da população de nosso país. Isso porque, apesar das conquistas recentes, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços ainda continuam enormes.

O deputado Sergio Majeski, proponente e atual presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Inclusão, à Acessibilidade e Cidadania das Pessoas com Deficiência, tem colocado seu mandato à disposição para apoiar a luta por direitos das pessoas com deficiência no Espírito Santo. Recentemente, cobrou da Secretaria Estadual de Educação mais investimento em acessibilidade nas escolas do estado e mais recursos para que os jovens com deficiência possam ser atendidos com mais qualidade.

Assessoria de Comunicação Izabel Mendonça


0 comentário
bottom of page