O deputado Sergio Majeski (PSDB) participou do encontro de integração e orientação de alunos do Ensino Médio de escolas do Estado. A etapa faz parte do projeto Deputado Jovem, que tem o objetivo de mostrar a prática legislativa a alunos de escolas públicas e privadas.
A Sessão Especial vai acontecer no dia 12 de novembro e 30 alunos participaram na qualidade de deputados, em uma simulação de Sessão Plenária.
Convidado pela Escola do Legislativo para falar aos alunos, Majeski destacou a importância da participação da juventude na política, ao mesmo tempo em que alertou para a falta de incentivo ao jovem e a falta de projetos como o desenvolvido pela EL.
“Quando você conversa com o jovem sobre como funciona a Assembleia Legislativa, o Congresso Nacional, sobre voto, coligação, a maioria quer saber! E é muito importante que se fale sobre isso. Quem ensina um sujeito a votar? Ninguém ensina isso e eu não sei também se isso é para ser ensinado, mas uma das prerrogativas básicas da educação é formar cidadãos. Não é uma questão ideológica, nem partidária, mas a partir do momento que a gente sabe como funciona tudo isso, estamos mais capacitados para atuar. Deveríamos ter essa preocupação nas escolas, de formar melhor para a cidadania, por isso a importância desse projeto”, ponderou.
Sétima Edição
Em sua sétima edição, o Projeto Deputado Jovem selecionou seis alunos do Ensino Médio das escolas: Centro Educacional Souza Marques, de Guarapari; Ifes de Santa Teresa; Escola de Ensino Fundamental e Médio Ecoporanga; Escola Municipal Manuel de Paula Serrão, de Anchieta; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, em Vitória.
A partir desta quinta-feira até o dia 12 de novembro, os 30 alunos manterão contato via internet com a Escola do Legislativo, para tirar dúvidas sobre a elaboração de um Projeto de Lei que cada unidade de ensino deverá apresentar no dia 12.
Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Léo Júnior
Fotografia Divulgação / Escola do Legislativo